1 - Diferença de valores / 2 - Diferença de garantias / 3 - Diferença de contratos -

▪Hoje trataremos de um tema que gera bastante conflito entre criadores (vendedores) e compradores (proprietários).

▪Como regra geral, os criadores profissionais especializados em cães de raça comercializam os seus filhotes em 03 classes distintas e cada classe um valor diferente. Tais quais:

▪Cães de Exposição (pista ou show)

▪ Cães de Reprodução(Padreadores e Matrizes)

▪Cães Pet (Companhia)

Vamos agora explicar tais classes para que possam entender o motivo pelo qual existe essa prática.
1 - O'Que são cães de Exposição (Pista ou Show)?

▪São os cães destinados à competição. Eles competem nas suas respectivas raças primeiramente, havendo uma classificação entre idades, sejam elas, classe inicial, classe filhote, classe jovem, classe intermediária, classe aberta, classe trabalho, classe campeonato e classe grande campeonato. 

 

▪Desta feita, ocorre um verdadeiro show nas exposições, são os melhores exemplares de cada raça que concorrem, a principal exigência é que os cães estejam dentro dos padrões da raça, vale dizer, toda raça tem um padrão que descreve a compleição física, tamanho, cernelha, peso, dentição, inserção de orelhas, tamanho e formato da cabeça, cor dos olhos, formato da pisada das patas etc.

 

▪Esses exemplares são mais valiosos que os demais, pelo simples fato de serem cães completos em seus padrões, logo, seja filhote, jovem ou adulto terão valores elevados, pois carregaram consigo os títulos de campeão, grande campeão, campeão brasileiro, campeão sul-americano e até campeão mundial.

 

▪Os filhotes que são vendidos para exposição têm de obrigatoriamente conter todo o padrão da sua raça, pois caso não possuir será desclassificado das competições que disputar. Desta forma, o criador que vende para exposição assume a responsabilidade de dar ao comprador uma garantia de saúde e de padrão extensiva, uma vez que se o valor será maior, consequentemente a garantia também o é! 

 

▪Existe uma máxima no meio dos criadores que diz “filhote é loteria”, isso quer dizer que durante o crescimento desse exemplar pode ocorrer alguma falha genética que faça com saia do padrão da raça. Havendo entendimento também que responsabiliza o manejo excessivo, sendo esse um dos causadores de algumas faltas desqualificastes.

 

▪Para se ter uma certeza absoluta que o cão terá o padrão exigido e nenhuma falta desqualificante, é preciso fazer a aquisição de um cão adulto, que já tenha alcançado todo o seu crescimento. Este já será um cão titulado, com súmulas excelentes. Clarividente que esse animal terá um valor extremamente maior e é claro poderá trazer enormes ganhos aos seus proprietários, desde a venda de acasalamentos ou filhotes.

 

▪Nesse prisma, caso surja no cão alguma falta desqualificante que consequentemente não esteja no padrão da raça, caberá ao comprador exigir a substituição por outro da mesma qualidade pretendida no ato da compra ou devolução dos valores devidamente atualizados.

 

▪Nesse momento, entra o Código de Defesa do Consumidor e também o Código Civil, dependendo em cada caso se o comprador proprietário será um destinatário final ou um criador que usará este exemplar na criação. Isso se dá, pois em nosso Ordenamento Jurídico Brasileiro não há uma Lei especifica que regule mercancia de animais de estimação, logo, o entendimento aplicado é que são produtos, bem duráveis, aplicando a estes a mesma regra que se dar a um aparelho celular ou veículo defeituoso.

 

▪O grande diferencial aqui é fazer a venda através de um Contrato de Compra e Venda de Cães de Raça com Garantia, que contenha todas as especificações exigidas em Lei, e feitas é claro por um profissional que possa te dar todo suporte necessário em caso de algum problema.

 

▪Em suma, para ter uma idéia final, os cães de exposição são verdadeiros atletas! Vivem em centros de treinamentos, possuem uma rotina de atividades físicas, alimentações e suplementações balanceadas, levam um tratamento diferenciado.

2 - O’que são cães de reprodução (Matrizes e Padreadores)?

▪Como o nome já diz, cães de reprodução serão aqueles adquiridos para compor o plantel no que diz respeito à procriação, serão eles matrizes e padreadores, matrizes são as fêmeas e padreadores são os machos.

 

▪Tais animais podem ser adquiridos já na fase reprodutiva, ou seja, na fase adulta, há entendimento que diz ser a partir do 3º cio da fêmea ou aos 18 (dezoito) meses, como também a partir de 18 (dezoito) meses para o macho, havendo também interpretações contrárias a essa fase reprodutiva do macho. 

 

▪Isso não quer dizer que um macho ou de 10 (dez) meses não consiga reproduzir, estamos falando aqui de fase reprodutiva, que seria a maturidade biológica alcançada pelo animal para reproduzir, existe casos que o cão macho de 08 (oito) meses tenha acasalado e a cadela emprenhou e nos casos de fêmeas, a partir do 1º cio, se permitirem, com certeza irá emprenhar. 

 

▪ Doutro norte, já comprando um cão adulto em fase produtiva, evidente que os valores serão maiores, haja vista que vai adquirir um cão completo, em regra sem nenhuma falta desqualificante e apto para reprodução, vale a pena dizer que não é qualquer cão adulto e em fase reprodutiva que estará apto para a reprodução, esse cão tem que estar dentro do padrão da raça e sem nenhuma doença genética, pois isso acarretará o mesmo problema ao filhote, já que a moléstia é genética. Mesmo que seja um cão que tenha o padrão da raça não quer dizer que ele tenha que participar especificamente de exposições, no entanto para reproduzir tem de estar dentro do padrão da raça.

 

▪ Outrossim, outra situação é aquisição de filhotes para reprodução, essas escolhas são feitas pelos criadores que já possuem experiência e já tem condições de falar quais cães daquela ninhada serão aptos para reprodução e quando se dá essa garantia automaticamente o criador tem que estender essa garantia até a fase reprodutiva, chegando nesta fase o que apresentar alguma falta desqualificante, seja algum problema na dentição, problema de displasia coxofemural ou cotovelo, problema de criptorquidismo entre outras, caso isso ocorra, esse animal não estará apto para reprodução e caberá ao proprietário reivindicar a substituição ou recebimento dos valores pagos.

3- O’que são cães pet (Companhia)?

▪ Os cães classificados como Pet ou para companhia, o próprio nome já diz, serão cães para companhia, não serão para exposição e nem para reprodução.

 

▪ Aqui também é o próprio criador que identifica se esse cão será para companhia, verá se esse animal possui alguma falta desqualificante. Se não possui todo o padrão da raça, será para pet, para companhia, ele não precisa ter todos os padrões da raça, isso não quer dizer que será um cão mestiço ou um cão sem raça definida, ele será um cão de raça mas com alguma faltas desqualificantes presentes, pode ser um prognata (problema na dentição), pode ser um cão que não tem a inserção correta da orelha, que não tenha descido os dois testículos, isso vai fazer com que ele não possa reproduzir, pois isso é genético e será repassado para os filhos, logo os preços de cães de pet e companhia são mais inferiores.

▪Dessa forma, deixamos claro as diferenças entre as três classes de cães, para exposição, para reprodução e para Pet, deixando claro que essa diferenciação é escolha é feita diretamente pelo criador/vendedor, logo o proprietário/comprador irá escolher uma dessas classes, lembrando que cães para exposição além de ter um preço maior ele vai gerar um gasto maior para o proprietário, vez que ele vai ter que viver praticamente um tempo em centro de treinamento, os gastos de manutenção do centro de treinamento são elevados, terá uma alimentação, suplementação e treino de qualidade, consequentemente vai trazer resultados superiores para o proprietário, onde futuramente vai poder vender coberturas e filhotes por um preço maior. Assim os cães de reprodução serão aqueles que estão aptos para reproduzir, que não possuem falta desqualificantes, terão um preço menor que o de Exposição e maior que o Pet, e o para companhia será que eles terão valores menores, poderão possuir faltas desqualificantes, e não terão em regra nenhuma garantia.

 

▪ Vale salientar que o grande diferencial para dar uma garantia maior para o comprador e vendedor é a utilização de contratos de compra e venda de cães com garantia feitas por um profissional habilitado com experiência no ato, tal qual um advogado, onde descreve todas as cláusulas, com todas as garantias para cada classe, é preciso um contrato de compra e venda para cães de raça para Pet, Reprodução e Exposição, tudo bem delimitado no contrato para evitar maiores dores de cabeça.

 

▪ Em suma, antes de efetuar a compra, é preciso conhecer a estrutura e vida pregressa do criador, com a modernidade as compras são feitas através de telefone e internet, tentem levantar a maior gama de informações, não precisa ser um criador que tenha 20 (vinte) anos de criação, pois hoje o criador iniciante consegue ter acesso a linha de sangue tão boa quanto um criador antigo, o importante é você conhecer o plantel, conhecer os pais (mesmo que por vídeos), e estudando a linha de sangue.

💻Aproveite para conferir esse vídeo incrível, onde explico todo o assunto para não restar dúvidas para você criador📱

Gostou do nosso conteúdo? Me deixe saber😎

Avaliação
5/5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
icone

De criador para criador

▪A nossa missão é facilitar a vida▪